sexta-feira, 27 de novembro de 2009

Uma cerveja sazonal de sucesso

A cerveja dinamarquesa Tuborg lançou em 1980 um comercial de TV que tinha um Papai Noel vestido de roupas azuis. O filme fez tanto sucesso que, no Natal de 1981, foi criada uma edição limitada comemorativa de cerveja que vinha em latas e garrafas azuis. A Tuborg Julebryg (Tuborg Safra de Natal) tem um paladar diferenciado e é levemente adocicada, mais maltada e com teor alcoólico de 6%. Comercializada apenas por 6 semanas a cada ano, a cerveja é um dos bestsellers da companhia.

Todos os anos (entre o fim de outubro e o começo de novembro) é celebrado o “J-Day”, um dia tao esperado pelos dinamarqueses que ganhou um status de quase-feriado. Os funcionários da cervejaria Carlsberg percorrem bares e cafés oferecendo a cerveja a todos maiores de idade e convocando-os a celebrar a proximidade das festas de Natal. Neste ano o J-Day foi celebrado em 30/10. A mobilização é tão intensa que as ruas e a televisão fazem contagem regressiva do evento e os trens de Copenhague funcionam de graça na noite do evento. Isto sim que é mobilização de marca!

Nenhum comentário: