quarta-feira, 15 de setembro de 2010

HarmonizaSOM Bamberg Rauchbier e Rammstein

Quando se fala em cerveja, logo se remete aos alemães. Bom parte da história cervejeira que conhecemos começou nesse pais. A Alemanha é uma das principais escolas cervejeiras juntos com a Bélgica e a República Tcheca. Foi lá, que criaram a famosa lei da pureza de 1516, a Reinheitsgebot. Que permitia somente água, malte e lúpulo na fabricação de cerveja. Algum tempo de pois, a levedura também foi permitida.

Hoje vou fazer uma harmonizaSOM com um estilo de cerveja que nasceu neste país: a Rouchbier. Mas não uma qualquer, e sim uma cerveja fabrica aqui no Brasil, mais especificadamente em Votorantin-SP. É a Bamberg Rouchbier. Inclusive, recentemente, ela ganhou World's Best Flavoured Lage. Para quem não sabe, a principal característica desse estilo de cerveja é a presença de maltes defumados, o que dá a ela um sabor e um aroma bem característico.

De certo modo, ela é muito polêmica. Tem gente que acha que ela tem gosto de bacon. Outros acham que ela só vai bem para molho e outros, como eu, que adoram degustá-la. Principalmente harmonizando um queijo provolone ou com um Joelho de porco....

Vamos a cerveja. Ela tem aparência marrom e possui boa formação de espuma.
Aroma: Defumado mas não dominante. Também traz um pouco de café e chocolate. Paladar: Malte, leve doce, chocolate, café e defumado. Leve amargor. E para harmonizaSOM, escolhi uma banda Alemã, da região de Bamberg. É a Rammstein e a música Ich Will. Destampe a sua e curta sem moderação.

Um comentário:

Anônimo disse...

Eu relamente não curto esse estilo de cerveja para degustção .Apenas como ingrediente para um molho reduzido.

Abraço,

Emerson Alano