terça-feira, 27 de abril de 2010

Aula de harmonização com o Clubier


Sexta feira passada, dia 23/04, o Clubier, a convite do Espaço Gourmet Gastronomia, ministrou uma aula show de harmonização de cervejas artesanais com pratos especialmente preparados pelo Chef Agui Monteito. Aliás, que pratos hein Chef!? Nessa aula show, falamos sobre os ingredientes da cerveja, o processo de fabricação, as famílias, os copos, como degustar, dicas de como harmonizar e, é claro, não poderia faltar a harmonizaSOM.


Coisa que para nós parace básica, mas para a maioria dos participantes do curso, era uma novidade que, com o perdão do tracadilho, dava água na boca.
Bom, vamos deixar a prosa de lado e ir direto ao assunto principal, os pratos e as cervejas.
O Chef Agui Monteiro preparou uma entrada espetacular. Uma salada de Endívia glaceada com siri quente e vinagrete de moqueca . A cerveja escolhida foi a Eisenbahn Weisenbier (olha ai a foto das crianças). Escolhemos essa cerveja por dois motivos. Por se tartar de frutos do mar, prato leve e delicado, a cerveja precisa das mesmas características, uma vez que optamos por haronização por semelhaça. Outro ingrediente que levamos em conta foi o vinagrete, que trazia um pouco de acidez , outra característica da cervejas de trigo.

O primeiro prato foi quirerinha Lapeana com lombinho defumado, lombinho a pururuca e couve crocante. Na modesta opinião deste que vos escreve, o melhor prato da noite. A receita original do molho deste prato levava vinho branco, mas claro que na hora convecemos o Chef a utilizar a cerveja que iríamos harmonizar no lugar.
A cerveja escolhida foi a paranaense Diabólica. A escolha da cerveja se deu pelos seguintes motivos: em primeiro lugar o defumado da quererinha combinava muito bem com o leve defumado que a cerveja leva, e o seu alto teor alcóolico (6,66%) ajudava a suavizar a gordura irresistível da pururuca. Já estou com água na boca de novo.
O prato principal foi Barreado com nhoque de mandioquinha, prato criado pelo Chef Gui Baran e premiado em importantes festivais gastronômicos. A cerveja escolhida foi a Estrela Dam Inedit. Cerveja criada com a participação do famoso Chef Ferran Adriá, que alegou que esta cerveja combinaria com qualquer prato. E ele não estava errado. Você deve estar se perguntado agora: "e a foto?". Pois bem, o nosso amigo Morruga, que também faz parte do Clubier e estava encarregado desta parte no evento, se emocionou tanto que com o prato e com a cerveja que, digamos assim, esqueceu de tirar as fotos. Ele se preocupou mais em, como ele mesmo diz, "se rasgar" comendo o prato do que com a foto. Tá perdoado, Morruga.


E por último e não menos importante, a sobremesa: um suflê de goiabada com catupiry. Para a harmonização sugerimos a Klein Bier Tchec. A escolha, difrerente das outras harmonizações que se deram por samelhança, desta vez resolvemos fazer por contraste. O amargor pronunciado da Tchec, resultado do dry-hop, contrastava com o doce da goiabada. Sucesso garantido. Xiiiiiii, cadê foto Morruga??
O resultado da aula foi muito bom. Tanto é que dia 06/05 temos mais uma agendada. Eperamos você na próxima.

3 comentários:

Unknown disse...

Quero agradecer os elogios. Foi uma alegria trabalhar ao lado dos dois! Muito boa a aula de vocês parabéns pela aula e pelas escolhas, todas estavam boas!


Agui

Vendramin Arquitetura disse...

Parabéns pessoal. Muito bom o blog. Estou curioso para provar a cerveja!!! Abraço - Marcelo Vendramin

Sulivan disse...

Obrigado Marcelo.
Se vc for aqui de Curitiba, passa na cervejaria da vila, la tem Clubier IPA.
Abs

Sulivan